1991293570887186

Blog

Confira as últimas postagens

Especial gestante: Quando fazer o seu ensaio de gestante?


Nesse tempo que trabalho com fotografia, uma das dúvidas mais comuns das gravidinhas que me procuram é sobre quando fazer o ensaio de gestante, qual é o período mais indicado para as fotos. Enquanto umas chegam desesperadas no auge dos seus 9 meses, outras querem marcar a sessão assim que descobrem a gravidez.

Pensando em orientar as minhas clientes/amigas lindas com essa questão, criei esse artigo com todas as dicas e informações sobre o assunto. Continue a leitura, informe-se e inspire-se!

A recomendação

Embora não tenha um consenso bem definido entre os fotógrafos – geralmente os números variam entre 1 ou 2 semanas – o mais recomendado é que o ensaio de gestante seja feito entre 28 e 35 semanas de idade gestacional.

Mas você deve estar se perguntando: por quê? A resposta é simples e, ao contrário do que muita gente acredita, não é doideira de fotografo (haha!).

A partir da 28º a barriga está mais redondinha e, consequente, mais bonita e vistosa para as fotos. Além disso, nesse período a mulher ainda tem disposição para caminhar, abaixar e fazer todos os movimentos necessários para manter o ritmo do ensaio. Coisa que começa a ficar mais complicada a partir da 36º semana.

As exceções

Como falamos acima, existe uma RECOMENDAÇÃO sobre o período ideal para o ensaio. Entretanto, isso não é nenhuma regra! Precisamos levar sempre em consideração que cada mulher é singular e, consequentemente, possui uma gravidez diferente.

Já fotografei clientes com 26 e até mesmo com 38 semanas. E embora eu não indique esse segundo caso citado, tudo correu perfeitamente bem e as fotos ficaram ótimas. Por isso, não se desespere! Converse com o seu fotógrafo e veja as melhores opções dentro das suas possibilidades.

A solução

Mas afinal, qual é a solução para fazer o seu ensaio de gestante no tempo certo? A resposta é 3 em 1: antecedência, organização e planejamento.

Não deixe para fechar o seu ensaio aos 40 minutos do segundo tempo! Em um ensaio de gestante é fundamental preservar a mamãe e o bebê. Por isso esse é um tipo de serviço que deve ser contratado com antecedência, abrindo possibilidades de remarcação e levando em consideração todo o tempo de pós-produção para que as fotos sejam entregues antes do nascimento.  

Além disso, sempre precisamos considerar a possibilidade de um parto prematuro ou a necessidade de repouso nas últimas semanas. E você não vai querer perder esse registro tão especial por ter deixado tudo para a última hora, não é mesmo?

Agora que você já sabe quando fazer o ensaio de gestante, confira o nosso próximo artigo e descubra como escolher o look ideal para o grande dia das fotos!